Buscar pelo código:
47 3347-1010 / 47 99987-2009
OPX Imóveis Ltda
O seu imóvel na praia.
ITAJAí
Publicado em 24/04/2014
 
Praias badaladas ou tranquilas, uma deliciosa comida típica baseada em frutos do mar e eventos consagrados, como a Marejada e o Festival de Música, são alguns dos atrativos que Itajaí reserva aos seus visitantes. A cidade cresceu às margens do Rio Itajaí-Açu, onde está localizado o maior porto catarinense e um dos mais importantes do Brasil, com um belo conjunto arquitetônico ainda preservado. Alguns prédios antigos, legado dos primeiros moradores, hoje abrigam museus e centros de cultura.

A povoação começou com açorianos, em meados do século XVIII. Intensificou-se com a instalação de uma colônia portuguesa em 1820 e, a partir de 1850, cresceu com a chegada de imigrantes italianos e alemães, que tinham como destino o vale, mas ficavam no litoral após o desembarque. Na língua dos índios guaranis, o nome do município significa “rio que corre sobre as pedras”.

PRINCIPAIS ATRATIVOS

Praias
Itajaí tem seis praias, boas para banho e com acesso fácil a partir do Centro. A mais próxima, e também uma das mais conhecidas, por ser reduto de surfistas, é a Praia do Atalaia. Separada do Rio Itajaí-Açu pelo molhe Sul da barra, possui estrutura turística com quiosques, chuveiros e estacionamento. Ao lado de Atalaia está a Praia de Geremias, pequena faixa de areia com águas rasas e mansas. É onde fica a formação rochosa Bico do Papagaio, um dos símbolos de Itajaí.

A Praia de Cabeçudas tem águas tranquilas e boa infraestrutura turística, com restaurantes e hotel. Após Cabeçudas, em direção ao Sul, está a Praia do Morcego. O lugar exibe cenários paradisíacos e atrai pessoas também pela alta concentração de iodo em suas águas. No Morro do Farol, o mar escavou ao longo do tempo a Caverna do Morcego, com cerca de 4 m de largura e 50 m de profundidade.

De Cabeçudas pode-se chegar até o costão Norte da Praia Brava, a mais badalada da cidade – água azulada, boas ondas para surfe e excelente infraestrutura. O caminho é feito por meio de uma estrada de chão que corta uma bela porção de mata. O acesso de carro ao Canto Sul, parte mais urbanizada da praia, é pela Rodovia Osvaldo Reis.

Porto e Terminal de Passageiros Itajaí

O Porto de Itajaí é considerado o segundo maior do país em movimentação de cargas conteinerizadas, o maior centro pesqueiro e o maior exportador de produtos congelados do Brasil. A cidade possui o único terminal alfandegado para embarque e desembarque de passageiros do Sul do país.
Tem quase 1.000 m de cais e opera 24h. O calado de 14 m do canal de acesso possibilita a atracação de embarcações de grande porte, tanto no porto quanto no moderno píer exclusivo para navios de cruzeiro, com serviço de alfândega, no Centro Histórico. A chegada de transatlânticos é sempre um espetáculo, tanto para a população, que observa o gigante flutuante dos molhes ou das margens do rio, quanto para os turistas, recebidos com fogos de artifício e shows de músicos e grupos folclóricos da região.

Centro Histórico

As ruas do centro da cidade abrigam patrimônio arquitetônico preservado. São casarios e edifícios dos séculos XVIII, XIX e início do XX .
Destaque para o prédio do Palácio Marcos Konder, que foi erguido em 1925 para abrigar o Paço Municipal e hoje serve como sede do Museu Histórico de Itajaí. Na Casa Burghardt (1904), funcionam a Fundação Cultural e a Galeria Municipal de Artes. A Casa Malburg, construção do início do século XX, foi restaurada e abriga escritórios da Receita Federal. Outro importante prédio é o do antigo Grupo Escolar Victor Meirelles (1913), sede da Casa da Cultura Dide Brandão.
Há ainda o casarão da Biblioteca Municipal, onde antes funcionava a Fábrica Renaux; o Hotel Rota do Mar, antigo Hotel Brazil, inaugurado em 1897; a Casa Konder, que abriga o Sebo Cultural Casa Aberta; e a Casa Lins, sede da Fundação Genésio Miranda Lins e do Arquivo Histórico da cidade.

Mercado Público Municipal

Também chamado de Mercado Velho e considerado Centro de Cultura Popular pela Fundação Cultural de Itajaí, é o principal ponto de encontro dos boêmios da cidade e de quem aprecia a música popular brasileira, chorinho e samba – aos sábados há shows musicais no local. No pátio interno do prédio – uma construção de 1917 –, há um chafariz, lojas de artesanato e restaurante com pratos típicos de frutos do mar.
Ao lado desse edifício fica o Mercado de Peixe, com lanchonete e bancas que vendem pescados, frutas, verduras, artesanato e produtos coloniais. Um empório natural oferece mais de 370 tipos de ervas.

HISTÓRIA E CULTURA

Museu Histórico

Instalado no Palácio Marcos Konder, importante patrimônio arquitetônico de Itajaí, o museu abriga exposição permanente com móveis antigos e outros objetos, além de mostras temáticas temporárias, organizadas a partir de seu próprio acervo – milhares de peças, objetos, prataria, roupas e utensílios ligados à história da cidade.
Rua Hercílio Luz, 681, Centro.
Terça a sexta, 8h às 18h; sábado, 9h às 13h; domingo, 14h às 18h.
Fone: (47) 3348-1335

Teatro Municipal de Itajaí

O teatro é um dos principais pontos de encontro de cultura na cidade. Tem 505 poltronas (mais 10 lugares para cadeirantes) e abriga, com regularidade, peças teatrais e shows musicais.
Rua Gregório Chaves, 111, Fazenda.
Fone: (47) 3349-6447
Ver agenda do teatro no blog:
www.teatromunicipalitajai.blogspot.com

Galeria Municipal de Artes

A galeria está instalada no térreo da Fundação Cultural de Itajaí, na Casa Burghardt – a construção, de 1902, apresenta estilo arquitetônico de influência germânica, com linhas características do barroco alemão. No amplo salão são montadas, mensalmente, exposições de fotografias, esculturas, pinturas, desenhos e instalações artísticas. A Secretaria de Turismo tem receptivo com horários especiais para atender turistas que chegam de navio.
Rua Lauro Müller, 53, Centro.
Segunda a sexta, 8h às 12h e 14h às 18h.
Fone: (47) 3348-3610

Centro de Documentação e Memória Histórica

Funciona na antiga Casa Lins (1910). Preserva documentos, imagens e produções editoriais de diferentes épocas da história de Itajaí. O acervo reúne mais de 30 mil fotos, 153 mil documentos oficiais, 3,4 mil exemplares de periódicos, além de mapas, arquivos pessoais e familiares, plantas arquitetônicas e cartazes. No local funcionam ainda uma biblioteca com acervo de 4 mil livros e a Fundação Genésio Miranda Lins.
Rua Lauro Müller, 335, Centro.
Segunda a sexta, 8h às 18h.
Fone: (47) 3348-1886
fgml.itajai.sc.gov.br

Museu Etno-Arqueológico

O museu tem acervo variado – incluindo milhares de peças do sambaqui da Rua do Papagaio (Bombinhas) – e funciona também como lugar de pesquisa: possui laboratório de arqueologia, um dos melhores e mais bem equipados da região. Está instalado na antiga Estação Ferroviária Engenheiro Vereza, na região rural de Itajaí. A estação, a única em alvenaria do município, foi criada em 1926 e desativada em 1971, quando a Estrada de Ferro de Santa Catarina deixou de funcionar. No local se encontra um sítio arqueológico.
Av. Itaipava 3.901, Itaipava.
Terça a sexta, 9h às 17h, sábado e domingo, 14h às 18h.
Fone: (47) 3346-5715

Herbário Barbosa Rodrigues

Reúne a maior coleção de informações e exemplares da flora catarinense: são 70 mil exsicatas de plantas – ramos desidratados e guardados em caixas fechadas , o correspondente a 95% das espécies encontradas no estado. A instituição tem ainda uma biblioteca especializada em botânica, com acervo superior a 14 mil volumes.
Av. Coronel Marcos Konder, 800, Centro.
Segunda a sexta, 13h às 19h. Agendar visita.
Fone: (47) 3348-8725

Casa da Cultura Dide Brandão

A construção, de 1913, abriga duas galerias de arte, sala de leitura, sala de áudio e vídeo, além de um pequeno teatro. Oferece cursos de arte, oficinas de música, teatro e dança para a comunidade.

Igreja Matriz do Santíssimo Sacramento

A igreja é um dos cartões-postais da cidade. Localizada na frente do Palácio Marcos Konder, impressiona não somente pela beleza de suas linhas arquitetônicas uma mescla dos estilos gótico e romântico –, mas por seu interior: tem o teto e as paredes ilustradas com pinturas dos italianos Aldo Locatelli e Emilio Sessa, vitrais, esculturas e detalhes folheados a ouro. Os sinos foram importados da Europa. O prédio começou a ser construído em 1940 e só foi concluído 15 anos depois.

Igreja da Imaculada Conceição

Está instalada no local onde foi criada a primeira capela de Itajaí, no início do século XIX. Em 1834, ergueram a antiga matriz. O prédio foi ampliado ao longo da história, mas preserva alguns traços da arquitetura antiga. No interior da igreja, há painéis e pinturas de arte sacra do artista plástico itajaiense Dide Brandão, além de crucifixos e imagens de madeira do século XIX.
O QUE FAZER
Turismo náutico
O Saco da Fazenda, um estuário de grande beleza localizado nas proximidades do centro de Itajaí, é muito procurado por navegadores, pescadores e adeptos das atividades náuticas. Tem águas tranquilas, portos naturais, grande variedade de espécies marinhas e aves – pelicanos, garças e gaivotas. Há uma colônia de pescadores artesanais no local. Na Praia de Cabeçudas fica o iate clube.

Parque Aquático Zacarias
O parque é cercado por vegetação da Mata Atlântica. Tem estrutura com seis piscinas, churrasqueiras, trilhas ecológicas, área de recreação, campo de futebol e restaurante.
Rua Benjamin Dagnoni, 350, Rio do Meio.
Novembro a março, diariamente, 7h às 19h.
Fone: (47) 3346-5034
www.parqueaquaticozacarias.com.br

Morro da Cruz
Com 180 m de altitude, possibilita vista panorâmica de Itajaí e do município vizinho de Navegantes. O encontro do Rio Itajaí-Açu com o mar, os molhes, o porto, o centro da cidade, o verde do morro e o litoral compõem uma paisagem ímpar. A estrada de acesso ao mirante fica próxima à Universidade do Vale do Itajaí (Univali). No alto há um restaurante.

Escalada
O Costão da Praia Brava tem condições para a prática de escaladas de até 15 m. O visual é belíssimo.

Voo livre
O Morro da Praia do Atalaia é bastante procurado por praticantes de voo livre – o visual inclui a baía de entrada para o Porto de Itajaí, além de vista panorâmica de toda a cidade e ainda do município vizinho de Navegantes. Há rampa para decolagem no local.

VIDA NOTURNA
Itajaí fica mais animada na alta temporada, mas também oferece opções de agito o ano inteiro. Além de casas noturnas (as maiores e mais famosas ficam na Praia Brava), a cidade reúne vários bares e choperias.

GASTRONOMIA
O forte da culinária local são os peixes e os frutos do mar, com pratos típicos de origem açoriana, servidos principalmente nos estabelecimentos da Via Gastronômica. A cidade tem grande variedade de restaurantes, dos simples aos requintados (com cozinha internacional), bares e cafés coloniais.
Ver restaurantes no site:
www.visiteitajai.com.br

ARTESANATO

Mercado Velho
Destacam-se as peças de cerâmica, as rendas e as cestarias – os balaios são produzidos nos mais diversos tamanhos e modelos. O melhor lugar para comprar é o Mercado Público Municipal. Há também as feiras de artesanato que são montadas no Terminal de Passageiros Itajaí, de acordo com a chegada dos navios.

FESTAS E EVENTOS

Festa Nacional do Colono

É a segunda maior festa do município – a primeira é a Marejada. O evento, anual, reúne feiras e exposições agroindustriais, mostra de animais, gastronomia típica, competições esportivas, bailes, apresentações culturais e shows nacionais. Acontece em julho, no Parque do Agricultor Gilmar Graf, localidade de Baía, próximo à Rodovia Antônio Heil.

Festival de Música de Itajaí

É considerado um dos principais festivais de música do país. Além de proporcionar grandes espetáculos e eventos musicais paralelos, o festival oferece oficinas de formação para músicos profissionais e estudantes. É promovido desde 1997, em setembro. A maior parte dos shows é realizada no palco do teatro, mas há também apresentações ao ar livre.

Marejada

A Marejada é uma das maiores festas de tradição portuguesa do Brasil. São 17 dias de programação. Além do Pavilhão Gastronômico – com variedade de pratos típicos da gastronomia luso-açoriana, como o bolinho de bacalhau, a casquinha de siri e a sardinha na brasa –, o evento reúne artesanato, apresentações folclóricas, cantores de fado (música típica de Portugal), grupos de dança folclórica, músicas regionais, boi de mamão, exposições e apresentações nacionais. Ocorre todos os anos e faz parte do calendário das Festas de Outubro do estado.
 
Voltar
Negócio:
Tipo do Imóvel:
Dorm.
Cidade:
Bairro:
Valor:
 
 
 
»  O Primeiro Corretor
»  O PIOR DA CRISE BRASILEIRA CLARAMENTE JÁ PASSOU
»  Caixa anuncia lucro de R$ 7,2 bilhões e medidas para crédito imobiliário Fatia de financiamento de imóvel usado sobe de
»  Penha
»  Balneário Piçarras
»  Itajaí
   
 
   
 
 

Site : OPX Imóveis Ltda
Site disponível na versão Mobile:
m.opximoveis.com.br
O seu imóvel na praia.
OPX Imóveis
Endereço: Av. Nereu Ramos, 783 - Centro - Balneário Piçarras - SC - 88380000
Telefone(s): 47 3347-1010, 47 99987-2009

Creci: 4390J - OPX Imóveis Ltda contato@opximoveis.com.br
 
Gestão e Marketing Imobiliário