Buscar pelo código:
47 3347-1010 / 47 99987-2009
OPX Imóveis Ltda
O seu imóvel na praia.
Recuo previsível do mercado de imóveis
Publicado em 25/04/2014
 
Em fevereiro, as vendas de imóveis novos residenciais na cidade de São Paulo caíram 4,8%, em relação a janeiro, e 49,1%, em relação a fevereiro do ano passado, segundo o sindicato da habitação (Secovi). O recuo decorreu da maior cautela dos compradores e ainda mais da redução da oferta de imóveis. Esta se explica pelo agravamento das incertezas quanto à economia e às regras de uso e ocupação do solo na capital.

Foram lançados, em fevereiro, apenas 940 imóveis na capital, 48,2% menos do que em fevereiro de 2013. Os resultados também foram fracos nos 38 municípios da região metropolitana de São Paulo, mas neste caso a queda nas vendas foi um pouco menor (42,6%).

No bimestre janeiro/fevereiro, o número de lançamentos (1.353 unidades) foi o menor desde 2006, enquanto o volume de vendas foi o mais baixo desde 2004.

O primeiro fator que explica a desaceleração da oferta e das vendas diz respeito ao Plano Diretor, em fase de discussão na Câmara dos Vereadores. Qualquer mudança de regras implica reavaliação de projetos ainda em fase de estudo e oscilações nos preços dos imóveis, que dependem do potencial construtivo e da demanda. Num mercado cujos preços subiram muito nos últimos anos e que entrou em compasso de espera, as construtoras passam a agir com mais cautela, para não acumular perdas. Os compradores, ante os sinais de aceleração da inflação e de incerteza quanto ao emprego, igualmente se tornam mais cautelosos.

Em 2013, houve predomínio dos lançamentos de imóveis de um dormitório, mas neste ano a tendência mudou: a oferta e a demanda se deslocaram para unidades de dois e três dormitórios.
Na comparação entre fevereiro de 2013 e fevereiro de 2014, houve redução de 77,1% nas vendas de apartamentos de um dormitório, ao mesmo tempo que a queda das vendas de unidades de três dormitórios foi de apenas 12,6%.

Um aspecto favorável da pesquisa é a tendência de diminuição dos estoques de imóveis, enfatizada pelos especialistas do Secovi. Esse é um elemento relevante na hipótese de uma estabilização prolongada de preços, em que o acúmulo de estoques pode resultar em ônus para os incorporadores.

Para os mutuários, se o recuo nas vendas permitir acelerar o processo de acomodação dos preços, haverá mais estímulo para a compra da moradia própria.


Da Redação, original O Estado de S. Paulo.
 
Voltar
Negócio:
Tipo do Imóvel:
Dorm.
Cidade:
Bairro:
Valor:
 
 
 
»  O Primeiro Corretor
»  O PIOR DA CRISE BRASILEIRA CLARAMENTE JÁ PASSOU
»  Caixa anuncia lucro de R$ 7,2 bilhões e medidas para crédito imobiliário Fatia de financiamento de imóvel usado sobe de
»  Penha
»  Balneário Piçarras
»  Itajaí
   
 
   
 
 

Site : OPX Imóveis Ltda
Site disponível na versão Mobile:
m.opximoveis.com.br
Faça parte da nossa Rede Social:

O seu imóvel na praia.
OPX Imóveis
Endereço: Av. Nereu Ramos, 783 - Centro - Balneário Piçarras - SC - 88380000
Telefone(s): 47 3347-1010, 47 99987-2009

Creci: 4390J - OPX Imóveis Ltda contato@opximoveis.com.br
 
Gestão e Marketing Imobiliário